
Módulo 1 | Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Sensíveis
Preço
Duração
-
16 horas
Sobre o Curso
A mobilidade e a logística sustentáveis e inteligentes são elementos essenciais para o desenolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. Para que esses dialoguem com as pessoas, cidades, edifícios, máquinas e veículos inteligentes e sustentáveis, é preciso que haja uma integração de tecnologias e soluções que permitam a comunicação e a troca de informações entre esses elementos.
Seu instrutor
Prof. Bernardo Fortes

Arquiteto e Urbanista | Especialista em Construção Industrializada | Pesquisador em PD&I e Tecnologias Emergentes
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (UNIHENDRIX) e Mestre em Engenharia Civil (Construção Metálica) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando em Produção, Logística e Materiais pela UFMG (em fase de suspensão).
Atuou como Coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Construção de Edifícios no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), liderando mais de 2.000 alunos e 70 professores.
É CEO da ARQBRAS – Arquitetura de Negócios, escritório com 16 anos de atuação em projetos arquitetônicos, urbanísticos e imobiliários, além de forte ênfase em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Na ARQBRAS, lidera o desenvolvimento de soluções figitais que conectam o físico ao digital, integrando arquitetura, sistemas construtivos industrializados, inteligência artificial, IoT, digital twins e blockchain em aplicações para a construção civil, cidades inteligentes e outros setores estratégicos.
Reconhecido como especialista em Construção Industrializada, Bernardo pesquisa e aplica tecnologias emergentes em áreas como:
Smart Cities e Smart Buildings – uso de IA, sensores e digital twins para planejamento e gestão;
Mobilidade Sustentável – veículos elétricos, energias renováveis e soluções urbanas de baixo carbono;
Cleantechs & Deeptechs – inovação voltada à eficiência energética, circularidade e sustentabilidade;
Novos Modelos de Negócio – integração de fintechs, commtechs e plataformas digitais ao setor da construção e à economia urbana.
Atualmente, é Vice-Presidente de Planejamento da Associação Mineira de Mobilidade e Veículos Elétricos (AMMVE – gestão 2022-2024), entidade da qual é fundador-nato.
Sua trajetória conecta academia, mercado e inovação, consolidando-o como referência em PD&I aplicado à arquitetura, urbanismo e cidades inteligentes, com foco em soluções escaláveis, sustentáveis e de impacto real para a sociedade.